Doença periodontal: O que é? Como evitar?

setembro 2

Olá meninas, tudo bem com vocês?

Hoje vou falar de uma doença que pode afetar nossa gengiva e nossos dentes, e que pode se tornar muito séria quando não é realizado o tratamento adequado.

A doença periodontal é um tipo de doença inflamatória crônica de origem bacteriana que acomete os tecidos de suporte (gengiva), e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso), dos dentes. Ela começa afetando o tecido gengival, e a ação bacteriana da doença, com acúmulo de tártaro e inflamação das estruturas de suporte e sustentação do dente, pode levar a perda dentária, pois formam bolsas periodontais que levam a mobilidade dos dentes.

perdontite_blog.001

A doença periodontal é originada por microorganismos presente na placa bacteriana dental, e é agravada quando a higiene dentária não é feita corretamente, a única forma de evitar a instalação da doença é manter os dentes e seus tecidos de suporte sempre bem limpos e higienizados, com uso de fio dental e escovação dentária, quando necessário usar escovas interdentais, para escovar as ameias entre os dentes, o ideal é realizar a higiene três vezes ao dia.

Pacientes diabéticos, os com imunidade baixa, gestantes e fumantes, tem o desenvolvimento da doença mais acelerado. A doença se inicia com uma gengivite, que afeta a gengiva marginal e é de caráter reversível, a gengiva fica vermelha, inchada e sangra com facilidade.

periodontia

Se não tratada, essa gengivite evolui para uma periodontite, que é uma inflamação dos tecidos de suporte dos dentes, quando ocorre perda de inserção, pois a gengiva se separa dos dentes e há formação de bolsas periodontais. A gengivite pode causar desconforto, sangramento e mau hálito.

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão de post, entre em contato comigo mandando uma mensagem.

Até a próxima!

Abraços

Captura de Tela 2015-09-01 às 15.33.58

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *