Pelo Mundo: Portugal

novembro 8

Fazem pouco mais de seis meses que moro em Beja, Portugal e aos poucos vou me apegando a cultura desse lugar. Vivo na Região do Alentejo, conhecida por suas plantações de azeitonas, pelos lagares de azeite e pelo sotaque português bem carregado!

Aqui encontramos muitos museus e monumentos em homenagens a períodos importantes da história, para além dos castelos da época romana que foram preservados e hoje estão abertos a visitação! Existem ainda os pequenos centros históricos e aldeias próximas à cidade que preservam a arquitetura das casas antigas, e fazem qualquer um de nós querer parar para fotografar!

O clima aqui é parecido com o que a gente vê no sul do Brasil. Inverno muito frio e verão muito quente (muito mesmo, já chegou à 49? a temperatura!). Portanto as opções de turismo são diversas! No verão o litoral enche de turistas. Eu e o Lucas passamos nossa lua-de-mel na Praia da Rocha em Portimão. É um lugar inesquecível!  Se você gosta de badalação venha no mês de agosto, quando é época de férias aqui, o sol está a todo vapor e a praia fica completamente cheia! Caso contrário prefira os meses de junho ou setembro, que o calor ainda está por aqui, mas é baixa temporada, e então você vai ter a praia vazia e os preços bem em baixa também!

Pra quem curte mais o frio, tem a opção da Serra da Estrela entre os meses de novembro, dezembro e janeiro quando o frio é intenso e a neve cobre todo o chão!Ainda não tive o privilégio de estar lá, mas o Lucas e a família dele sim, e eles adoraram a experiência! Para esse tipo de turismo é preciso roupas e sapatos especifícos que você vai encontrar na região mesmo!

Um outro lugar bonito de se conhecer é o Bairro do Chiado em Lisboa. Tem uma estação de metrô no coração do bairro,o que facilita muito o acesso. Nessa região há muitas lojas! Desde os fast fashions mais conhecidos como a Zara e a H&M até as botiques mais chiques do país. E é por ali também que você vai encontrar o Hard Rock Café Lisboa e a Starbucks Café, que é parada obrigatória pra quem gosta de café como os portugueses, porque, sem dúvida, essa é a bebida preferida deles! O passatempo por aqui é sair para beber café e jogar conversa fora.

Pra quem gosta de ir às compras e vem pra cá com esse objetivo pode aproveitar as épocas de saldos que valem muito à pena (já comprei peça de roupa a 5 euros!). Geralmente as promoções estão em alta nas quebras de estações! Em setembro compra-se roupa de verão muito barata, em abril são as roupas de inverno que estão em baixa. Fora esses meses, a semana a seguir o Natal também tem preços de encher os olhos! E não é só no vestuário. Quem gosta de decoração ou antiguidades, vai encontrar aqui uma mina!

Um abraço, Carol Comin.

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *