Vivendo integramente cada estação

abril 11
Nenhum comentário

Oi, gurias!

Ontem fiz uma Live lá na minha página do Facebook falando sobre estações da vida, algo que Deus tem ministrado muito ao meu coração. Você pode assistir AQUI. Mas decidi compartilhar com você em forma de texto no blog também.

Eu creio que Deus fez as estações do ano para nos ensinar algo. Porque, assim como elas, nossa vida também passa por diferentes fases, algumas mais felizes, outras nem tanto, porém todas necessárias.

O outono é a estação das perguntas. Na verdade, é uma estação estranha, porque o calor do verão se foi, mas ainda não chegou o frio intenso do inverno. É uma estação “meio termo”. Normalmente é a fase da vida onde fazemos muitas perguntas para Deus. É onde tudo parece confuso e perdido. É  estação dos “Por que? Como? Onde? Sim ou não?”.

Mas é também a estação onde Deus nos prepara para um passo a mais, para um nível de relacionamento mais profundo com Ele. O outono de perguntas é onde nos damos conta de muitas coisas, mas não sabemos por onde começar. É onde não sabemos para onde ir, mas temos uma certeza: não queremos estar no mesmo lugar.

Já o inverno é a estação onde não vemos frutos, onde as flores morreram e tudo é frio e escuro. A escuridão nos impede de ver as belezas desta estação, mas ela está lá.

É no inverno que as raízes da árvore crescem, mas para baixo, onde ninguém vê. Apesar de ser uma estação dolorida e silenciosa, é aqui que ficamos mais fortes, maduros e que nos fortalecemos na fé. Fortaleza essa que nos impede de morrer quando os dias maus chegam.

O inverno é extremamente necessário para a nosso crescimento e, sem ele, nossa fé seria leviana.

Quando você estiver vivendo o inverno, não pergunte à Deus POR QUE, mas O QUE Ele quer te ensinar. Aproveite os invernos, são eles que não permitem você ser sempre o mesmo.

A primavera é a estação da beleza. É nela que você vê os frutos, que as flores se abrem e você só quer contemplar a beleza em sua volta.

Sabe aquelas temporadas da vida que os sonhos se tornam realidade, que os milagres acontecem, que portas se abrem, que você sente uma paz inexplicável? Você não quer fazer nada além de parar, respirar fundo e agradecer!

Certa vez uma amiga me disse: “Mari, tem tanta coisa linda acontecendo na minha vida, que estou até com medo! Acho que algo ruim vai acontecer”. Essa é uma grande mentira que acreditamos. Haverão, sim, estações difíceis na vida, mas haverão dias lindos de alegria e bençãos que nem poderemos contar!

Aprenda com os dias maus e desfrute os dias bons. Simples assim!

Ah, o verão! Essa é a estação da gargalhada, da diversão, do sorriso largo. Diferente da primavera, onde só queremos contemplar os feitos de Deus, no verão queremos festejar, dançar e celebrar. Verão é tempo de estar no sol, em família, com amigos. São os tempos de descanso da alma.

É no verão que recarregamos as forças para as estações difíceis. O verão é para ser aproveitado ao máximo!

“Então, se nos encheu de riso a boca, e a nossa língua de alegres expressões de louvor. Até nas outras nações se comentava: “O Eterno fez maravilhas por esse povo!” Salmo 126:2

Há alguns pontos importantes para levarmos em consideração quando falamos sobre as estações da vida:

  1. Elas passam. Todas elas. Nenhuma dura para sempre

Eu sei, algumas estações parecem eternas. Mas não são. TUDO NA VIDA PASSA! Então, aproveite bem e extraia o máximo que puder de cada uma. Há uma razão porque você está vivendo essa fase da vida e Deus quer te ensinar algo. Nas estações difíceis,  acalme o coração e aprenda. Nas estações felizes, desfrute ao máximo!

     2. Não compare as estações

É muito fácil cairmos no erro da comparação quando olhamos para os outros a nosso redor. Eu mesma já me senti culpada porque, em certa fase da minha vida, eu estava vivendo primavera, enquanto pessoas próximas a mim estavam no inverno. E já me senti abandonada por Deus por viver longos dias na outono enquanto os outros desfrutavam do verão. Que grande erro! Somos diferentes, trilhamos caminhos diferentes e passamos por estações diferentes. Não compare, siga em frente!

     3. Ore!

Pergunte a Deus em oração qual a estação da vida você está agora e o que você pode aprender dela. Seja honesta com Deus em relação aos seus sentimentos, suas frustrações, cansaços e motivos de alegria. A oração é o que nos dá forças para viver as estações difíceis da vida, e também é o que mostra um coração agradecido Àquele que nos abençoa com toda a sorte de bençãos!

Espero muito que este post tenha abençoado sua vida e te fortalecido na caminhada com Deus.

Respire, desfrute. Tudo passa.

Com amor,

Mari Simionato

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *